6.23.2011

MOVIMENTO SOB A AÇÃO DA GRAVIDADE:

Todos os corpos exercem, uns sobre os outros, uma atração denominada gravitacional. Quando um corpo é abandonado de uma certa altura, ele cai, devido à ação da atração gravitacional. Seu movimento é chamado queda livre. Nos lançamentos verticais e na queda livre, o movimento do corpo será uniformemente variado, pois este corpo sofrerá a mesma aceleração, devido ao efeito da gravidade. Essa aceleração é chamada aceleração da gravidade.
Propriedades:
- Na altura máxima, temos a = g e v = 0.
- O tempo de subida é igual ao tempo de descida.
- A velocidade escalar de saída é igual à velocidade escalar de retorno ao ponto de lançamento.
- O tempo de queda independe da massa e é t = √ 2.h
g
EXERCÍCIOS:
1. Uma pedra é solta de uma altura de 45m, qual o tempo gasto na queda? Considere a aceleração da gravidade g = 10m /s2. (R: 3 s)

2. Um homem lança verticalmente para cima um corpo com velocidade inicial de 10m/s. Considere g=10m/s2, calcule:
a) a altura máxima atingida; (R: 5 m)
b) o tempo gasto na subida; (R: 1 s)
c) o tempo total do movimento de ida e volta.

3. Do alto de um edifício, deixa-se cair uma pedra que leva 4s para atingir o chão. Desprezando a resistência do ar e considerando g = 10m/s2, determine a altura do edifício. (R: 80 m)

4. Um menino joga uma pedra para o alto e, depois de 3,0s, ela volta às suas mãos. Desprezando-se a resistência do ar e admitindo-se g=10m/s2, pergunta-se:
a) com que velocidade ele lançou a pedra? (R: 15 m/s)
b) qual a altura máxima atingida? (R: 11 m)
c) com que velocidade ela atinge o solo? (R: - 15 m/s)

5. Um objeto é lançado verticalmente para cima de uma base com velocidade v = 30 m/s. Considerando a aceleração da gravidade g = 10 m/s2 e desprezando-se a resistência do ar, determine o tempo que o objeto leva para voltar à base da qual foi lançado. (R: 6 s)

6. Uma bola é lançada verticalmente para cima, a partir do solo, e atinge uma altura máxima de 20 m. Considerando a aceleração da gravidade g = 10 m/s², a velocidade inicial de lançamento e o tempo de subida da bola são: (R: 20 m/s e 2 s)

7. Uma cachoeira tem uma altura de 320m. Desprezando a resistência do ar e adotando g=10m/s. determine a velocidade da água na base cachoeira. (R: 80 m/s)

8. Abandona-se uma pedra do alto de um edifício e esta atinge o solo 4s depois. Adote g = 10m/s2 e despreze a resistência do ar. Determine:
a) a altura do edifício; (R: 80 m)
b) o modulo da velocidade da pedra quando atinge o solo. (R: 40 m/s)


Bom Trabalho!!!

Bjs Prof De